ANÁLISE TURMA DA MÔNICA JOVEM: UMBRA PARTE 3

A última parte começa com Denise contando para Xavecão tudo o que madame Creozodete havia lhe contado. 





 
Berenice após achar o corpo morto de sua filha, acabou ficando reclusa dentro da própria casa, chorando e pedindo por vingança e pedindo para ter a filha de volta. Um dia suas súplicas foram ouvidas pelo que chamam de mal primordial tão antigo quanto a própria serpente, e naquela mesma noite vendeu sua alma e a serpente devolveria sua filha em troca daquelas sete crianças - que Berenice achava ser mesmo as culpadas pela morte da filha -. Usando o mesmo veneno que agora havia dado para a turma, Berenice sedou as crianças e vestiu as com as fantasias que elas usavam naquela mesma noite em que sua filha morreu, então iniciou o ritual marcando todas as crianças com o símbolo de ior e as jogando dentro da Umbra, com muito cuidado para que ela não entrasse também pois ela já havia vendido sua alma. 
Porém o seu ritual deu errado, pois aquelas crianças não eram culpadas e o ritual apenas aceitava pessoas com o coração corrompido, e assim a sua casa pegou fogo. 
As crianças levaram para dentro de Umbra o crânio da jumenta, fazendo com que a menina ficasse presa aqui do outro lado. No dia seguinte a cidade percebeu que a dita Jumenta Voadora sumiu, e assim ficou marcado o feriado local sendo a Jumenta Voadora como o papai Noel, agradando crianças boas e levando as crianças más. 

E assim que Berenice conheceu Madame Creozodote, pois Bere pediu emprego como ajudante dela para conhecer mais de magia, mas Madame percebeu algo em Berenice e tentou a guiar para o lado de luz, o que foi em vão pois ela ainda seguiu com seu plano. 

Os guardiões da soleira



Aqueles três corpos que ainda possuíam as auras da turma foram denominadas os guardiões a soleira e só são parados quando chega Xavecão, Denise, Sofia e mais a dupla (Zé Beto e Crispiano) para ajudar Cebola. Após serem vencidos e amarrados em uma árvore, Cebola leva um soco de Xavecão que diz que tudo o que aconteceu é por culpa da ambição de Cebola. E nisso Cebola revela que ele já sabia dos perigos e deu a ideia da turma ir para Sococó da Ema achando que seria legal para o documentário registrar os fantasmas e ficar famoso, ou seja ele havia colocado todos ali em perigo por uma bobagem. 

Então o grupo vai até a cabana para tentar impedir que o plano de Berenice de trazer sua filha de volta aconteça, porém chegando lá eles descobrem que agora o plano dela é outro. Ela coloca o crânio na filha e suga sua juventude e depois coloca em si mesma em uma forma de juntar sua alma com a da filha, pois ao vender sua alta ela acabou envelhecendo muito rápido, e com isso surge o que ela chama de "a verdadeira face da jumenta voadora" o Cavalo pálido da morte. 

O cavalo pálido da morte



Vendo o monstro que surgiu todos fogem juntos para dentro da Umbra como um plano de Cebola para que o Cavalo pálido da morte (vou simplificar para Jumenta Voadora daqui para frente) não os veja, e então lá dentro após perceber que realmente cometeu um grande erro, Cebola chama pelos Filhos de Umbra e então um novo plano é bolado.

Eles saem de dentro da Umbra e mais uma vez os Guardiões da soleira estão esperando por eles, mas agora com o time maior eles conseguem vencê-los de vez rasgando a fantasia e fazendo com que a parte de Mônica, Magali e Cascão que estava dentro deles voltassem para seus corpos que haviam sido enterrados por Berenice. 

E agora a Jumenta Voadora os acha muito maior do que antes, e após uma batalha assídua os Filhos de Umbra se juntam para vencê-la, porém faltando poder o único poderia ajudar era Cebola que perderia sua vida, e ele se sacrifica. 
Jogam Berenice e a menina do lago para dentro de Umbra e a porta é finalmente destruída por Sofia. Cebola se encontra com a mulher do barco porém ela diz que não é a hora dela levar ele, pois ele está marcado e então só será levado quando o quarto cavalo do apocalipse surgir e a profecia do fim do mundo ser cumprida, então ele volta a vida. 




Além de Cebola as crianças que haviam sido mortas por Berenice - aquelas que foram denominadas Filhos de Umbra -, voltam também e com a mesma idade que tinham quando foram mortas o que os pais acabam aceitando pois finalmente tinham os filhos de volta.

Então Denise e Xavecão conversam e ela diz que já percebeu que ele veio do futuro, pois ele sabia o que ia acontecer e tentou a todo custo impedir, ela percebe também que no futuro ela e Xaveco irão viver um romance. Por fim ela concorda com o que ele tinha dito "Como você mesmo disse ele é mais perigoso morto do que vivo". Ele confirma a história sem contar detalhes - o que fica para uma outra saga -. 

Assim termina a história com eles indo para casa e uma reflexão vinda de Cascão, "Essa história não faz sentido! Se as crianças queriam que a gente saísse da casa não era mais fácil deixarem um bilhete na geladeira escrito A Bere é zica! VAZA! E tem mais! O Violinista prevê o futuro? Por que, então ele não previu que toda essa bagunça ia acontecer? É como se ele soubesse que, só com a nossa ajuda eles conseguiriam vencer a jumenta e se libertar da Umbra! Eles manipularam a gente o tempo todo!", Cebola diz "Que viagem Cascão! Eles são gente boa!". E Cascão finaliza "Não! Eles eram gente boa há vinte anos e vinte anos no purgatório mexe com a cabeça de qualquer um! E se eles planejaram isso? E se eles ainda tiverem os seus dons paranormais? A maldição era a única coisa que mantinha os seres mais poderosos do mundo sob controle e, agora, eles estão soltos!". 


Porta Voz controlando toda a cidade
de Sococó da Ema 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crítica 1° Temporada Young Royals

Crítica Besouro Azul

ANÁLISE TURMA DA MÔNICA JOVEM: UMBRA PARTE 1